Comunicação em viagens de negócios

É diversa a variedade de meios de comunicação que existem ao dispor de um profissional, mesmo quando se está fora do local de trabalho, em viagem.

Opte-se por selecionar aquele que melhor se ajusta aos objetivos pretendidos, bem como ao destinatário:

– Carta: se o recetor for uma alta entidade, nesse caso, deve ser entregue em mão  ou remetida antes do início da deslocação internacional.

– Cartão de cumprimentos: são uma boa opção se a mensagem for breve, por exemplo um texto de boas-vindas ou referente a um agradecimento.

– Cartão de visita: são indispensáveis em qualquer área de atividade. Identificam um profissional, aquilo que faz e que empresa integra. Tem regras de utilização que devem ser seguidas e, no continente asiático, têm ainda um cerimonial específico. É indispensável que estejam, pelo menos, traduzidos para língua inglesa.

– Telefone e telemóvel: em particular o telemóvel permite uma grande flexibilidade, sendo aquele meio de comunicação a usar quando se pretender uma informação imediata. Em aeroportos (lounge ou sala de embarque, por exemplo), ao conversar, deve ter-se o cuidado de não interferir com outros passageiros, nomeadamente quando o espaço é reduzido e barulhento.

– Email: é um dos meios de comunicação mais utilizados no século XXI. É de fácil acesso, é rápido e não custos na maioria das situações. Em viagem pode usar-se para as mais variadas situações e em todas deve observar-se o cumprimentos das regras da tech-etiquette.

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *