O fato no vestuário masculino

Por tradição, o fato é considerado o traje adequado para os profissionais que trabalham em ambientes formais: banca, consultoras, sociedades de advogados, financeiras, entre outros.

Ao decidir comprar um novo fato deve-se considerar em primeiro lugar o motivo, ou seja, preciso de um fato para uso no dia-a-dia profissional ou para um evento de maior formalidade? O investimento a fazer pode variar em função da resposta.

O material de que o fato é feito é um dos aspetos a ter em atenção e deve estar em sintonia com a época do ano. Dê preferência aos tecidos nobres, como a lã, em detrimento de fibras. Caso tenha um orçamento reduzido escolha uma cor básica e clássica, como o azul escuro ou o cinzento antracite, num modelo de dois ou três botões. E a cor escura deve ser a selecionada para eventos formais. A designação “três peças” identifica um fato completo, com colete.

Quanto ao estilo, opte por modelos de casaco de corte direito ou assertoado. A escolha deve estar em total concordância com o estilo pessoal.

Siga ainda as seguintes dicas:

  • Prefira casacos com golas mais clássicas, usar-se-ão durante mais tempo. O casaco não deve ser nem muito curto, nem demasiado comprido. A medida, por regra, é a da zona da anca mas considere a compleição física. Só os senhores de maior estatura ficam elegantes com casacos mais compridos.
  • A manga não deve ser demasiado comprida, ou correrá o risco desta esconder a mão. A altura acertada é na zona do osso do pulso, um a dois cm acima da manga da camisa. A manga do casaco não deve esconder a camisa.
  • O ombro deve situar-se no lugar certo, sem ultrapassar o limite que este mesmo estabelece e que varia de pessoa para pessoa.
  • Quanto às calças, prefira-as compridas de maneira a que não se vejam as meias, quando está de pé. A opção entre calça com pinças ou modelo liso tem, uma vez mais, a ver com gosto pessoal e com a estrutura corporal de cada um.
  • Evite casacos com um, quatro ou mais botões; os casacos com botões dourados tendem a passar de moda com maior facilidade. Por regra, não abotoe todos os botões de um casaco, nem encha os bolsos com a carteira, o telemóvel… Dê particular atenção aos fatos com riscas, optando sempre por riscas finas e discretas, em detrimento de riscas mais grossas – “estilo código de barras”. Nas uniões, nos ombros, nos bolsos ou nas golas, verifique se as riscas se unem, caso contrário parecerá que a peça está desintegrada!

 

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *