Livro | Protocolo Empresarial

Em outubro de 2015 foi publicado o livro de Protocolo Empresarial que, com muito gosto, escrevi com o Dr. Henrique Pietra Torres.

Escrever um livro de protocolo, na atualidade, não é uma tarefa linear. Se, por um lado, as normas e as regras continuam a ser imprescindíveis nas organizações, por outro lado, há uma resistência por parte de certos grupos profissionais em aceitá-las.

Organização do livro

O livro está organizado numa lógica sequencial de assuntos, com o objetivo de facilitar a consulta ao leitor.

Iniciamos, o capítulo I, com os antecedentes históricos e com as principais definições de protocolo. O capítulo II, sobre protocolo empresarial, é um capítulo que pretendemos inovador, onde apresentamos a nossa visão sobre protocolo empresarial e onde abordamos, passo a passo, as precedências em função de cada tipo de sociedade.

Passamos, de seguida, a temas de natureza mais prática como, por exemplo, os tratados nos capítulos III e IV, centrados na aplicabilidade do protocolo aos eventos empresariais, em que analisamos vários aspetos de protocolo que não podem ser deixados ao acaso ao organizar-se um evento empresarial. O capítulo V foi pensado para o gestor internacional e para os contactos que este estabelece com parceiros estrangeiros.

No capítulo VI, sobre cortesia e relacionamento, dedicámo-nos a temas do relacionamento do dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional, também com a preocupação de lhe inserir uma perspetiva internacional.

O capítulo VII, um dos mais extensos, trata de vários instrumentos de comunicação escrita, de forma bastante exemplificativa. O capítulo VIII aborda uma componente da comunicação verbal, as apresentações em público. O último capítulo dedicado à comunicação é o da tech etiquette onde propomos sugestões de interligação das regras protocolares com a modernidade das ferramentas tecnológicas.

Os capítulos seguintes, o X e o XI, são dois capítulos que consideramos estruturais neste livro. Aqui são apresentados assuntos relacionados com os eventos que mais frequentemente ocorrem na vida empresarial: entre outros, as responsabilidades de quem convida e de quem é convidado, os tipos de mesas e de presidências ajustados aos mais variados objetivos, além de aspetos fundamentais a ter em atenção ao organizar uma refeição com convidados nacionais ou estrangeiros.

O último capítulo é centrado na procura de emprego. Num período em que este tema constitui uma preocupação central para tantos milhares de portugueses, entendemos que, também, neste desafio, os detalhes de natureza protocolar podem ser diferenciadores na seleção de um candidato.

Outras informações sobre o livro aqui.

Susana de Salazar Casanova

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *