Como usar os cartões-de-visita

Os cartões-de-visita fazem parte da imagem global de um profissional. Identificam o colaborador e associam-no a uma empresa; para os profissionais liberais, disponibilizam informação sobre a atividade que desenvolvem sendo, em ambos os casos, imprescindíveis.

Como tal e, porque além de nos identificar transmitem informação às pessoas com quem nos relacionamos, evite entregar cartões desatualizados, riscados, dobrados… Use, por tudo isto e, também, uma questão de elegância, uma carteira específica para este efeito.

Uma das questões que se coloca é sobre o momento acertado para efetuar a troca. É aqui, que as regras de caráter protocolar têm início. Certamente, já observou este movimento em reuniões ou num coffee-break, durante um evento. Distribuir cartões aleatoriamente, sem olhar para a pessoa e sem um objetivo definido não têm qualquer impacto. Apenas custos. Mais, este gesto que pode ser inocente, pode também revelar desespero profissional. Ditam as regras que a troca deve partir da pessoa de estatuto mais elevado. Anote que, atualmente, há quem receie entregar o seu cartão-de-visita para evitar receber publicidade não solicitada, via email ou telemóvel.

Sistematizam-se ainda algumas sugestões: preferencialmente espere que lhe peçam o cartão, como uma forma de dar continuidade à relação profissional. Sempre que receber um cartão dispense alguns segundos a ler o seu conteúdo: é uma forma de associar o nome à pessoa e revela interesse da sua parte. E pode ser útil no âmbito da network porque pode questionar a pessoa sobre eventuais contactos comuns dentro da organização. Abstenha-se de tomar quaisquer notas no cartão-de-visita do seu interlocutor. É considerada uma falta de delicadeza podendo até essa pessoa pensar que toma alguma nota sobre ela. Além de que é praticamente o mesmo que escrever “na pessoa”.

Atualmente os cartões-de-visita são usados para transmitir pequenas mensagens. Adopte uma linguagem breve em conformidade com o tamanho do cartão e não o assine porque o seu nome é a sua assinatura. E não dobre nenhum dos cantos. As dobras foram substituídas pelas mensagens que nele hoje escrevemos.

 

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *