Responda Se Faz Favor

Enquanto profissionais (e não só) somos frequentemente convidados para diversos eventos: festas, espetáculos, lançamentos de livros, casamentos, inaugurações… Até aqui, nada de novo. O que nem sempre fazemos é responder ao convite. E, são várias as razões porque tal acontece.

Manda o protocolo que um convite seja respondido no menor tempo possível, preferencialmente logo após a receção ou, no máximo, nos dias seguintes. Na maioria das vezes sabemos, no momento em que recebemos o convite, que teremos de o declinar: porque temos outros compromissos, porque estamos de férias ou, simplesmente, porque não estamos interessados em aceitar. Tudo isto é válido.

Há, contudo, um aspeto muito importante: receber um convite significa que alguém pensou em nós, que nos selecionou num vastíssimo número de pessoas e que, naturalmente, gostaria que participássemos no evento.

Então, porque existem tantos convidados que nunca respondem ou agradecem? Acredito que a principal razão é por desconhecerem a importância que tem responder. O anfitrião, ao organizar um evento, seja ele de pequena ou de grande dimensão, precisa de saber o número de participantes para estimar ou ajustar custos e para efetuar um planeamento real do acontecimento em causa. Para isso precisa da nossa resposta.

O não responder a um convite para um evento em que exista marcação de lugares sentados causa transtornos incríveis à organização. No caso particular do protocolo obriga a que, em cima do acontecimento, se tenha de reorganizar rapidamente mesas de refeição ou lugares em auditório.

Deixo, de seguida, algumas indicações com o objectivo de facilitar a interpretação de algumas expressões utilizadas em convites. A sigla R.S.F.F. é o pedido de resposta e dá o título a este texto. A designação R.S.V.P. é a expressão correspondente em língua francesa “Répondez s’il vous plaît”, usada internacionalmente mesmo em países de língua inglesa e nalguns lusófonos. Merece atenção a expressão: “só negativas” que significa que apenas responde quem não comparece ao evento.

Por fim, se tem dois ou mais convites para o mesmo dia ou semana, selecione aquele que mais o atrai e agradeça os demais!

 

Susana de Salazar Casanova