10 Regras (elementares) de boa imagem empresarial

 

  1. Sorria quando é apresentado ou quando lhe apresentam alguém; quando revê alguém conhecido acrescente sempre uma frase cordial: “muito gosto em vê-lo” ou “que surpresa agradável”. O sorriso é um facilitador nas relações humanas.
  2. Cumprimente todas as pessoas com quem se cruza: “bom dia” ou “como tem passado?”, são exemplos.
  3. Utilize de preferência em ambiente profissional o aperto de mão em vez do beijo na face. Lembre-se que no trabalho o comportamento tende a ser mais formal do que informal.
  4. Levante-se quando apresenta ou é apresentado a terceiros. Em Portugal é frequente acrescentar-se o título académico ao nome. Em caso de esquecimento do nome do interlocutor, lamente o facto de forma elegante e prossiga com o diálogo.
  5. Evite o uso do telemóvel durante eventos, reuniões ou almoços de trabalho.
  6. Informe-se sobre as regras inerentes ao comportamento à mesa de refeição. Procure não sair da mesa antes da sobremesa.
  7. Atente ao consumo de bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho. Prefira água ou um refrigerante em reuniões de trabalho, com refeição.
  8. Agradeça disponibilidade demonstrada para os encontros profissionais, preferencialmente por escrito.
  9. Vista-se adequadamente para cada atividade da sua agenda de trabalho;
  10. Questione, em caso de ter dúvidas sobre qual a melhor atuação, alguém da sua confiança. Se tal não lhe for possível, promova o bom senso.

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *