O protocolo numa entrevista profissional

Num período complexo como o que se atravessa é preciso estar-se preparado para alcançar sucesso numa entrevista. A finalidade deste encontro é conseguir “o lugar” a que se aspira e se acredita ser “à nossa medida”. É necessário definir estratégias, aperfeiçoar comportamentos e preparar-se para dar as respostas apropriadas.

Além de manter a “tal” energia positiva, não chegue atrasado ou em cima da hora – aumenta drasticamente o nível de stress e passa uma ideia de “escasso interesse”. Em seguida, desligue o telemóvel, espere em silêncio, sorria e observe o ambiente.

E, não menos importante, crie uma boa primeira impressão. Estou convicta que este aspecto é um facilitador em todo o processo. Se não conquistar o entrevistador, como conseguirá a posição?

Dê atenção a todos os pormenores: trate o entrevistador usando o título académico (salvo indicação explícita em contrário), aguarde que lhe indiquem o lugar onde se sentar, escute atentamente cada pergunta e organize a resposta; não fale negativamente sobre nenhum tema, muito menos sobre a empresa, a chefia ou colegas. Por muita curiosidade que tenha, num primeiro contacto, evite a questão do salário.

Um outro aspeto a atentar é a forma como apresenta o Curriculum e argumenta sobre a sua experiência profissional. Evite mentir. O entrevistador tem, como todos nós, à distância de um click, acesso à Internet e a possibilidade de validar informação. Pior ainda é quando se mente e se diz ser amigo de A, ter frequentado o curso N, ter trabalhado com Y e ter sido responsável pelo projeto X. Ser apanhado numa mentira é mais penoso do que confessar, de forma airosa, que ainda não teve oportunidade de desenvolver “aquele projeto”. É determinante revelar uma atitude otimista, mas não tola.

Em questões de imagem pessoal acautele o elementar: hálito fresco, perfume suave, cabelo limpo e arranjado. É mais seguro e acertado – obviamente isto depende do tipo de empresa/posição a que se está a concorrer – optar por um estilo mais conservador. Para senhores isto traduz-se num fato escuro, de corte clássico e para senhoras opta-se por traje equivalente ou por um vestido. A escolha do tipo de traje deve estar associada à área de negócio e ao setor de atividade. No que respeita às cores é preferível não dar largas à imaginação: uma cor mal escolhida pode deitar tudo a perder. Prefira as neutras e evite combinar a cor da gravata com o logotipo da empresa!

No final, agradeça a entrevista bem como a oportunidade e despeça-se com serenidade e cortesia.

 

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *