Costumes de anfitriões japoneses

Tal como noutros países, é costume os anfitriões japoneses levarem os seus convidados a visitarem os principais pontos de diversão que existem em qualquer cidade, promovendo desta forma o estreitamento de laços e a consolidação das relações profissionais, essenciais no ambiente de negócios.

Normalmente não há o costume dos japoneses receberem em casa, por exemplo oferecendo um jantar, por diversos fatores. Um deles é o facto das casas se situarem fora dos grandes centros urbanos, o que torna complicadas e demoradas as deslocações. Outro fator deve-se ao reduzido espaço que as casas dispõem, não sendo por isso muito cómodo receber em casa – uma divisão pode ser usada como sala de jantar ou de estar e até de quarto. Contudo, se surgir um convite por parte do parceiro japonês para ir a sua casa, encare-o como uma honra, porque o é.

É comum que o anfitrião japonês opte, na maioria das vezes, por organizar e oferecer um programa diferente para os seus convidados. Este poderá consistir numa visita aos pontos emblemáticos da cidade, seguido de uma refeição, por norma, um jantar. Para encerrar a noite poderão ainda levar os convidados a assistir a um espetáculo de teatro tradicional ou a um bar de “karaoke”. É aconselhável aos estrangeiros deixar a seleção do programa ao cuidado do anfitrião japonês. E, como ditam as regras, também aqui o anfitrião é o responsável por tornar a visita do convidado agradável e por acautelar os respetivos pagamentos.

O convidado pode, como manifestação do seu apreço e mostra de gratidão, retribuir pagando as bebidas após o jantar ou, em alternativa, convidar o seu parceiro para uma nova refeição. Na qualidade de convidado cumprir-lhe-á demonstrar entusiasmo pela história e pela cultura deste fantástico país e pela mundialmente conhecida gastronomia japonesa. Em caso de dúvida na seleção do menu peça ajuda ao anfitrião e siga as suas orientações.

Em encontros formais não inicie a refeição antes da pessoa de maior estatuto ou idade o fazer. Note-se ainda que idade é um fator determinante na vida tradicional japonesa e os mais seniores são detentores de um estatuto superior. O convidado não deverá servir-se a si próprio, mas poderá erguer o copo para que o sirvam e, posteriormente, beber um trago antes de pousar o copo. Os japoneses bebem com regularidade neste tipo de encontros, deixando nesses momentos transparecer algumas emoções. Se não pretende beber em demasia, procure não deixar o copo muito vazio, uma vez que isso informa o anfitrião de que gostava de beber mais (a mesma indicação se aplica para o arroz). A expressão usada para o brinde é “kampai”.

Refira-se também que existem várias diferenças entre o comportamento japonês e o ocidental, sendo uma delas muito percetível: o papel que a mulher desempenha na sociedade. No Japão, os homens gozam de um estatuto social superior ao atribuído às mulheres. Por isso, não é usual as senhoras acompanharem os executivos em jantares de negócios, o que pode originar a organização de um programa social separado.

Qualquer que seja a situação… a atitude do visitante deve ser reveladora de um forte interesse, respeito, deferência e de agradecimento.

Susana de Salazar Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *